fbpx Doutor Cidadão 2010 | Amato

Doutor Cidadão 2010

Participamos novamente do prêmio Doutor Cidadão concedido pela Associação Paulista de Medicina.

O objetivo é premiar aqueles que, além de suas atividades profissionais, reservam parte do tempo a outros serviços importantes para a sociedade.

Esta é a segunda vez que participamos do prêmio Dr. Cidadão, sendo que ganhamos Honra ao Mérito em 2007, com o projeto Check-up Virtual.

Acreditamos que não há perdedores nem ganhadores em um prêmio com esse objetivo. Todos são ganhadores: a sociedade é ganhadora, os médicos são ganhadores, a população é ganhadora e a medicina é ganhadora.

Projeto Check-up Virtual: Impacto da Auto-Avaliação na Consciência de Saúde

As Doenças que mais matam atualmente são as cardiovasculares decorrentes da aterosclerose, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência cardíaca e outras. Por isso, o controle adequado dos fatores de risco como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, associados à manutenção do peso ideal e hábitos de vida saudáveis como atividade física regular, ausência de tabagismo e controle do estresse são de extrema importância para a Qualidade de Vida.

O Check-Up Virtual, oferecido no site www.checkup.med.br, foi criado em 2000. É um questionário de auto-avaliação, que retorna ao usuário seu próprio índice de risco cardiovascular extratificado segundo os fatores. Tem como objetivo conscientizar a população usuária da Internet da necessidade de conhecer os fatores de risco removíveis e controláveis que interferem em sua saúde e através dessa informação, adotar medidas preventivas. Para ajudar essa população a melhorar seus hábitos devida, o site também oferece extensa quantidade de informações científicas e atualizadas para leigos, incluindo avaliação do risco de desenvolver diabetes, teste de dependência do fumo, teste de dependência de alcoolismo, teste de estresse, tabela de calorias nos alimentos, calculadora de índice de massa corpórea e avaliação da taxa metabólica basal, entre outros.

Analisamos o resultado desse questionário e seu impacto na saúde dos 195 usuários que responderam o mesmo questionário mais de uma vez de um total de 14.093 questionários. Houve melhora em quase todos os fatores de risco, exceto, obviamente, no fator Idade e Sexo onde 9,2% apresentaram piora. Dos fatores de risco que demonstraram melhora três foram estatisticamente significantes: o “Estresse” com 34,4% de melhorados, “Atividade Física” com 29,7% de melhorados e “Tabagismo” com 22,8% de melhorados. Comparando as respostas entre o primeiro e o ultimo questionário respondido a media aritmética do índice de risco foi de 34,75 no primeiro e 33,16 no segundo, o que representa uma melhora geral nos fatores de risco.

Concluímos que a auto-avaliação online da saúde com o questionário do check-up virtual apresentou alto impacto na consciência de saúde. É um método de avaliação de baixo custo e alta abrangência populacional, que mostra ao individuo como estão seus fatores de risco e mesmo com pequenas melhoras na população estudada, demonstrou ser eficaz devendo ser mais difundido para obter maior abrangência.

 

 

 

 Fatores de risco*

População total

Beneficiados grupo controle(%)

Beneficiados Projetados em todos usuários

Pressão Arterial

47583

13,3

6328

Obesidade

47583

27,3

12990

Colesterol

47583

16,9

8041

Glicemia

47583

11,3

5376

Stress

47583

41,0

19509

Tabagismo

47583

  9,2

4377

Atividade Física

47583

29,7

14132

Hábitos Alimentares

47583

35,9

17082

Resultados extrapolados do projeto

 

0
No votes yet