O seu estilo de vida é aquele que você escolheu?

Estilo de vida

Todo alvo que se queira alcançar exige determinação e disciplina. Assiduidade, pontualidade, frequência, persistência e obediência as regras estipuladas é a única via para o êxito pessoal, seja qual for o objetivo almejado. A disciplina é um hábito interno que facilita, a cada pessoa, o cumprimento de suas obrigações. É o autodomínio. É a capacidade de se utilizar a liberdade pessoal, superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana. 

A disciplina é essencial no cotidiano, pois é fundamental para que todos possam executar tarefas de acordo com suas necessidades diárias e objetivos de vida, mesmo naqueles dias em que não se tem a menor vontade de fazer qualquer coisa. É a disciplina que vai fazer com que você atinja seus objetivos, desde ler um livro por semana, até se preparar para correr uma maratona.

Existem provas científicas de que a única forma de se criar hábitos é através da repetição desse novo hábito por um período determinado, e para que isso aconteça, a disciplina é fundamental.

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina. Todos têm objetivos a serem alcançados, mas a falta de disciplina impede, muitas vezes, essa conquista.

Como conseguir autodisciplina?

Somente através da motivação, seja ela interna ou externa. 

Os motivos humanos baseiam-se em necessidades, sentidas consciente ou inconscientemente. Algumas são necessidades primárias, como as exigências fisiológicas de água, ar, alimento, sono e abrigo e não necessitam de autodisciplina, pois são instintivas. Outras podem ser consideradas secundárias, como as de autoestima, status, afiliação com outras pessoas, afeto, entrega, realização e autoafirmação. As necessidades humanas variam em intensidade, com o tempo e de um indivíduo para outro. A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou se desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Apresentar comportamentos saudáveis e congruentes com suas metas está diretamente ligado à automotivação. Quando a motivação está atrelada ao sentimento interno e individual de satisfação do indivíduo, esse fator contribui para a elevação do bem-estar, além de aumentar o sentimento de prazer, competência e autodeterminação.

LEIA TAMBÉM:  5 Formas com que a Ciência pode prever a Morte e o Envelhecimento
LEIA TAMBÉM:  O Estresse e o Coração + 17 dicas antiestresse

Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente em que a pessoa vive, o que ocorre na sua vida influencia sua motivação. Os eventos que nos causam o estado de motivação são os chamados incentivos. Ter um objetivo a ser alcançado é sempre importante para manter-­se motivado. Isso inclui, por exemplo, uma meta a ser cumprida no trabalho, a conquista de um imóvel, um automóvel ou uma viagem há muito tempo planejada. Tudo isso pode fazer parte da motivação extrínseca, a qual está relacionada a fatores externos. 

A motivação é a maneira pela qual é possível se adquirir disciplina

Não há uma habilidade específica para se ter disciplina. Trata-se apenas de se comprometer a fazer algo que você não quer fazer, mas sabe que é essencial para atingir seus objetivos. Isso requer… motivação. Sem motivação, não se é capaz de se comprometer com absolutamente nada. 

Como identificar sua motivação?

Quem não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum

A motivação é a energia, o combustível que impulsiona as pessoas para atingirem seu objetivo, seu sonho. A fonte dessa energia, da motivação é seu sonho. Aquilo que você deseja conquistar na vida, seu alvo, seja na carreira profissional, na vida pessoal ou familiar, deve ser o gerador da sua motivação.  Seja seu objetivo, o conforto, a paz, a mudança de hábitos, a melhora da qualidade de vida, a riqueza, o status, em qualquer esfera da vida que seja seu sonho.  É importante identificar aonde você quer chegar para poder planejar o caminho que deve seguir e consequentemente sentir-se satisfeito com sua vida.

Bons sonhos!

Nunca pare de sonhar e lembre-se que no sonho não limites.

LEIA TAMBÉM:  Medicina do Estilo de Vida: é preciso praticar para poder aplicá-la ao paciente
LEIA TAMBÉM:  Dietas de moda podem até emagrecer, mas se tiver déficit calórico

 

Prof. Dra. Marisa Campos Moraes Amato