Qual a melhor pomada para varizes?

Pomada para varizes

Buscando aliviar o desconforto provocado pelas varizes, muitas mulheres apostam em um produto bastante conhecido por médicos e pacientes: a pomada ou creme para varizes. Mas, será que essa prática funciona de verdade? Qual a melhor pomada para varizes? Veja agora as respostas para essas perguntas.

O que é pomada para varizes?

A pomada para varizes é um produto vendido em farmácias, com ou sem prescrição médica, que tem a finalidade de ajudar no tratamento das varizes e dos vasinhos, muito comum nos membros inferiores das mulheres.

A principal aposta da pomada é ajudar a aliviar o incômodo provocado pelas varizes, um dos anseios de quem sofre com o problema. Assim, as pomadas são vendidas para:

  • Reduzir inchaço;
  • Aliviar a coceira;
  • Diminuir a sensação de cansaço e peso nas pernas;
  • Clarear manchas;
  • Manter a pele hidratada, sem ressecamentos e mais protegidas das úlceras.

Essas pomadas possuem em sua composição ingredientes que estimulam a circulação sanguínea e melhoram a drenagem linfática, ativando a circulação e reduzindo o inchaço. Além disso, sugerem clarear a pele, reduzindo manchas que também são um sintoma das varizes quando em estágio mais avançado.

Outros tipos de pomada vão mais além e prometem eliminar ou até mesmo prevenir o surgimento das varizes. No entanto, sabemos que as varizes são o resultado de uma insuficiência venosa, têm forte fator genético, predisposição hormonal e estão relacionadas ao estilo de vida da paciente. As varizes são veias dilatadas e tortuosas com problema hemodinâmico grave.

Portanto, não é uma pomada que vai eliminar o problema de varizes, muito menos evitar que elas surjam. A sua função é outra: melhorar a vida da paciente que sofre com os incômodos provocados pelas varizes.

Pomada para varizes: medicamento ou cosmético

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há dois tipos de produtos disponíveis para o consumidor: cosméticos e medicamentos. 

Aquele considerado cosmético é de uso tópico e tem o objetivo de melhorar o aspecto da área onde ele é utilizado, que pode ser as pernas, o rosto, os braços etc.

Já o medicamento é um produto criado em laboratório e liberado após testes comprovando a sua eficácia na prevenção, tratamento e cura de algumas doenças.

O fato é que a pomada ou creme para varizes tem uma ação muito limitada e não pode ser considerada um medicamento, mesmo que tenha em sua composição algum ingrediente com efeito direto sobre a circulação sanguínea e varizes.

Isso porque seu uso é tópico e a pele não absorve tão bem esses nutrientes, por melhores que sejam para a veia varicosa.

Assim, a pomada para varizes pode ser considerada um cosmético. E, como alivia os sintomas nas pernas, ela pode sim fazer parte de um tratamento para controlar o problema e oferecer mais qualidade de vida ao paciente.

YouTube video

 

LEIA TAMBÉM:  O que o laser venoso faz com a veia?
LEIA TAMBÉM:  Entupimento de veia

Qual a melhor pomada para varizes

Qual pomada escolher diante de tantas opções no mercado? A resposta para essa pergunta é bem simples: pergunte ao seu médico. Apenas o especialista em saúde vascular pode indicar a melhor pomada para conter o avanço dos sintomas das varizes.

A indicação de uma pomada desse tipo depende de cada sintoma que a paciente esteja sentindo. Apesar de ser uma doença com muitos sinais, nem todas as pessoas que sofrem com varizes apresentam as mesmas características.

Então, não existe uma solução única que sirva para todo mundo. Não há uma única pomada capaz de solucionar todos os problemas de todas as pessoas que apresentam varizes. Por isso, o primeiro passo para começar a usar um creme ou uma pomada na pele é visitar o seu médico vascular, diagnosticar o problema venoso e estabelecer uma estratégia de tratamento.

Pomada para varizes faz parte do tratamento

Lembrando que a pomada é apenas uma parte do tratamento contra varizes, não é o grande remédio que vai curar a doença. É importante ter essa informação em mente para não cair em armadilhas ou promessas infundadas.

Procure um médico vascular de sua confiança. Só ele pode fazer o diagnóstico correto após analisar os sintomas apresentados, estudar o seu estilo de vida e a sua genética.

Com esses dados em mãos, ele vai verificar o grau da doença e indicar o melhor tratamento, que pode incluir uma pomada para varizes, dentre outras orientações.

O que fazer para tratar as varizes?

As varizes são uma doença venosa que indicam má circulação sanguínea. É mais comum em mulheres do que em homens, tem origem genética, surge frequentemente após a gestação por causa da alteração hormonal comum da fase e também tem a ver com o estilo de vida da paciente.

Para evitar e tratar as varizes é necessário combater as suas causas e eliminar, se possível, os fatores de risco, que aumentam a incidência da doença. Por fim, existem algumas medidas que possibilitam aliviar os sintomas, melhorando bastante a qualidade de vida do indivíduo. Veja a seguir algumas orientações.

Observar se há casos na família

Caso encontre alguém na família, procure ajuda médica para antecipar o diagnóstico.

Fazer exercícios aeróbicos

Atividades aeróbicas estimulam a circulação sanguínea nas pernas.

Evitar sobrepeso nas pernas

Não ficar muito tempo em pé, parado, para não sobrecarregar o sistema venoso dos membros inferiores.

Perder peso

O excesso de gordura também sobrecarrega as pernas e danifica a parede dos vasos. Alimentação saudável e atividade física podem ajudar a conter o problema.

Elevar as pernas

Manter as pernas elevadas por cerca de 30 minutos por dia ajuda o sangue a seguir o seu fluxo normal.

Deixar de fumar

O cigarro é extremamente agressivo com as paredes das artérias e dos vasos. É preciso eliminá-lo da sua rotina para que o tratamento evolua com mais eficácia.

Usar meias de compressão

As meias de compressão estimulam a circulação, reduzem o cansaço e o inchaço nas pernas.

Fazer drenagem linfática

Deve ser feita por um profissional especialista. Tem o objetivo de eliminar a retenção líquida, aliviando a sensação de peso e cansaço constante.

Conheça os métodos cirúrgicos

As cirurgias invasivas e não invasivas também são uma opção de tratamento das varizes. Contudo, devem ser indicadas pelo médico, sempre após a avaliação criteriosa de cada caso.

A pomada para varizes faz parte de um conjunto de procedimentos e orientações elaboradas pelo médico para tratar o surgimento e os sintomas da doença. Deve ser prescrita pelo cirurgião vascular, de acordo com a avaliação individual de cada paciente. Por fim, vale lembrar que a pomada alivia alguns sintomas, mas não elimina a doença, visto que as suas causas são muitas e específicas e não poderiam desaparecer com o uso de um único produto. 

 

Marcações: