GH e o Envelhecimento

O hormônio do crescimento (GH) é capaz de retardar o envelhecimento?
 
É atribuído ao GH a função de retardar o processo de envelhecimento. Mas antes de qualquer conclusão é necessário compreender as maneiras de promover o envelhecimento saudável.
 
O GH é uma pequena proteína produzida pela hipófise - uma glândula do tamanho de uma ervilha, situada na base do cérebro. Tem a função de estimular o crescimento durante a infância e ajuda na manutenção dos tecidos e órgãos ao longo da vida. 
A hipófise libera o GH em pulsos: os níveis sobem com exercício, trauma, e durante o sono. Sob condições normais, a maior quantidade de GH é produzido durante a noite. Isto explica porque exames de sangue esporádicos para medir os níveis de GH não têm sentido, pois níveis altos e baixos alternam-se durante todo o dia. Para fazer o diagnóstico de deficiência de GH é necessário realizar o teste de estímulo da produção de GH.
Estudiosos que avaliaram cuidadosamente a produção de GH notaram que este se eleva durante a infância, tem picos durante a puberdade, e diminui a partir da meia idade.
O GH atua sobre diversos tecidos em todo o corpo. Em crianças e adolescentes, estimula o crescimento dos ossos e cartilagens. Em pessoas de todas as idades, o GH aumenta a produção de proteínas, promove a utilização de gordura, interfere na ação da insulina, e aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Na meia idade, a hipófise lentamente diminui a produção do GH. Esta diminuição natural, levou ao interesse no uso de hormônio de crescimento sintético na tentativa de retardar o envelhecimento e seus sintomas.
Atualmente, há pouca evidência que o GH ajude adultos saudáveis a recuperar a juventude e a vitalidade.
 
Quem realmente precisa tomar GH?
 
O GH sintético é de uso injetável e está disponível apenas por prescrição. É aprovado para o tratamento de adultos que têm de fato deficiência de GH - e não para ser usado no declínio esperado com o envelhecimento.
A deficiência de GH em adultos é rara e pode ser causada por adenoma hipofisário - um tumor na glândula - ou por consequência ao tratamento de um tumor na hipófise com cirurgia ou radioterapia. Para os adultos que têm deficiência do GH, a reposição com o GH sintético pode:

  •  Aumentar a densidade óssea
  •  Aumentar a massa muscular
  •  Diminuir a gordura corporal
  •  Aumentar a capacidade à exercícios

O que o GH causar em adultos saudáveis?
 
Estudos com GH realizados em adultos saudáveis são limitados. Embora pareça que as injeções de GH possam aumentar a massa muscular e reduzir a quantidade de gordura corporal em idosos saudáveis, o aumento dos músculos não se traduz em aumento da força e da performance. Ainda não está claro se o GH pode proporcionar outros benefícios para adultos saudáveis.
Quais são os riscos de tomar GH, se você não precisa?
 
O GH pode provocar vários efeitos secundários em adultos saudáveis, incluindo:

  • Síndrome do túnel do carpo
  • Inchaço nos braços e pernas
  • Dor nas articulações
  • Acromegalia, aumento das extremidades
  • Dor muscular
  • Em homens, aumento do tecido mamário (ginecomastia)
  • Predisposição a condições como a diabetes e as doenças cardíacas .

Até 30% dos pacientes apresentam efeitos colaterais.
Algumas pesquisas sugerem que os efeitos colaterais do tratamento com GH podem ser mais frequentes em adultos mais velhos do que em adultos jovens. Como os estudos com adultos saudáveis são de curto prazo, ainda não está claro se os efeitos colaterais são piores ou menores. Além disso, a suspeita que o GH pode aumentar a incidência de câncer, especialmente o de próstata, ainda não está confirmada. 
 
O GH pode ser tomado em forma de pílula?
 
Alguns sites vendem GH em comprimido e afirmam que ele produz resultados semelhantes à forma injetável da droga, eventualmente, esses suplementos são chamados de liberadores de GH. Não há nenhuma prova de que essas afirmações são verdadeiras. Da mesma forma, não há nenhuma prova de que os remédios homeopáticos alegando conter GH contenham de fato.
 
Como viver mais com qualidade de vida ?
 
Todos desejam viver por muito tempo, mas ninguém quer se tornar velho. Até que mais estudos sejam feitos, o GH não parece ser seguro e eficaz para os atletas e homens idosos saudáveis. 
Mas isso não significa que devemos acreditar que não há como retardar os sinais do envelhecimento. A combinação dieta e exercício já demonstrou seus benefícios além se ser bem mais barata do que hormônios que apresentam comprovados efeitos colaterais. É importante fazer uma ingestão moderada de proteínas,  com um regime equilibrado de exercícios. Na programação da atividade física não se pode esquecer do treinamento resistivo (musculação) duas a três vezes por semana para aumentar a massa muscular e a força. Assim é possível reduzir o risco de muitas doenças crônicas, melhorar o  vigor e a energia para viver ainda mais,  retardando o lento o tique-taque do relógio.
 
Dra. Lorena Guimarães Lima   

 

 

0
Sem avaliações