HIIT vs Treinamento Continuo de Moderada Intensidade

Treinamento Continuo de Moderada Intensidade

Um “novo” método de treino, o HIIT, tem trazido amplas discussões sobre sua efetividade no ganho de função cardiovascular comparado ao tradicional treinamento contínuo de intensidade moderada (caminhada e/ou Jog), até então indicado por profissionais como um dos métodos mais efetivos no ganho de condicionamento cardiovascular.

Um estudo publicado recentemente na revista internacional SPORTS MEDICINE (2015) evidenciou e quantificou o impacto desses 2 métodos de treino sobre a função cardiovascular, fatores de risco para doenças cardiovasculares e marcadores biológicos associados a função vascular.
O que evidenciou-se foi uma maior eficiência do método HIIT sobre  a função cardiovascular, fatores de risco para doenças cardíacas, estresse oxidativo, resposta inflamatória e a sensibilidade à insulina.

Conclui-se que, aparentemente, o método HIIT apresenta maiores benefícios cardiovasculares comparado ao treinamento contínuo de intensidade moderada.

Autor: Pollyana Takao

Veja o modelo utilizado nessa pesquisa.

LEIA TAMBÉM:  De que maneira o coração está relacionado com as emoções?
LEIA TAMBÉM:  Dica de dieta saudável: um punhado de nozes diariamente pode reduzir seus riscos de doenças cardíacas, câncer e outras doenças